COMO SE TRASMITE O VÍRUS DA HEPATITE C?

 

               O vírus da Hepatite C, denominado VHC, só é transmitido pelo sangue e seus derivados através de contato direto (sangue com sangue).    

ESCLARECIMENTOS PARA AS DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES:

 Na relação sexual

A transmissão é possível, embora incomum. Estudos em casais discordantes (aqueles onde apenas um dos parceiros possui o VHC) revelam que o risco fica em torno de 2%. Assim, recomendamos o uso de preservativo, mas a  transmissão sexual é mais comum em pessoas com promiscuidade sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sendo recomendada a mudança de comportamento nos que se identificam  com tais práticas.

 

Da mãe para o filho  -  Transmissão Vertical

Somente se no momento do parto houver contato do sangue da mãe com o sangue do filho. Apenas 5% das crianças filhas de gestantes portadoras da  Hepatite C nascem com o vírus. Não há recomendação para que a mulher  portadora do VHC não engravide, como também não há restrição para a  amamentação. A co-infecção com a HIV aumenta o risco de transmissão de mãe para filho.

  

No convívio social 

A transmissão ocorre somente pelo contato com sangue contaminado, através de feridas na pele ou mucosas (DSTs, corrimentos), mesmo que imperceptíveis. Não existe  o contágio por abraços, beijos, espirros, tosse, saliva,  compartilhamento de copos, pratos e talheres, e também não  no contato casual. Recomenda-se que não sejam compartilhados objetos de higiene íntima, como barbeadores, escovas de dentes, alicates de unha, etc.

 

Voltar